quarta-feira, 10 de junho de 2009

Triatlo de Peniche – Campeonato Nacional de Grupos de Idade e Campeonato Nacional Escolar

Tri-Escolas: Carolina Alarico Campeã Nacional de Aquatlo, Bernardo Quintela 2º e Rafael Domingos 3º
-
- -----Realizou-se no passado sábado 6 de Junho de 2009 a fase final do Projecto Tri-Escolas e os nossos atletas do CNTEJO, em representação das suas escolas, demonstraram estar em franca evolução e tiveram óptimos resultados.
-
-----A iniciativa Tri-Escola foi lançada no presente ano lectivo, numa parceria do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar com a Federação de Triatlo de Portugal, para promover e divulgar a modalidade nas escolas. É direccionado para todos os alunos do ensino básico e secundário com idades abrangidas pelos escalões do Programa do Desporto Escolar 2007-2009, podendo incluir alunos do primeiro ciclo desde que as respectivas escolas estejam integradas em Agrupamento. O programa Tri-Escola chegou a Peniche para a última das três fases:
· Fase Escola, para todos os alunos de cada Escola ou Agrupamento aderentes ao programa;
· Fase Regional, na área da Direcção Regional de Educação, abrangendo os alunos apurados nas Escolas participantes para os escalões de Infantis A, Infantis B, Iniciados e Juvenis;
· Fase Nacional, ao nível da DGIDC, para os alunos apurados nas Fases Regionais nos escalões de Iniciados e de Juvenis na modalidade de Aquatlo.
-----Na Fase Nacional, participaram 38 jovens que cumpriram um aquatlo (natação e corrida) nas distâncias de 200mts de natação – no porto de Peniche – e 1000mts de corrida.

-
-----O CNTEJO tem durante todo o ano aberta a entrada de novos atletas que podem vir experimentar a modalidade durante uma semana totalmente grátis. Dirija-se à piscina de Vila Nova da Barquinha – Moita do Norte, e entre em contacto com o treinador do clube. O clube proporciona treino individualizado e horários dentro das possibilidades de cada um.
Rui Sousa 2º (35-39anos), Diogo Rosa 6º (16-17anos) e Rui Costa 26º (35-39anos)
-
-----Logo de seguida e após os mais velhos terem aplaudido os jovens triatletas foi a vez de estes entrarem em acção na disputa dos títulos de Campeão Nacional dos seus grupos de idade. Sendo Peniche o berço do triatlo em Portugal, toda a localidade se engalanou, aliás como todos os anos, para receber esta competição e mesmo o sol não falhou a uma bela tarde de desporto e convívio.
As distâncias da competição foram de 750mts de natação na baía de Peniche, 20km de ciclismo entre Peniche e o Cabo Carvoeiro e 5km de atletismo nas ruas da cidade. Pedro Laginha Palma, actual vice-campeão da Europa de Duatlo, seria o vencedor absoluto da prova, percorrendo a distãncia em 59,00min. Rui Sousa volta a confirmar o seu valor com um excelente resultado e fica a apenas 6s de se sagrar campeão nacional. O nosso atleta saiu em 4º lugar da natação recuperou no ciclismo e na corrida final encontrava-se a cerca de 30s do 1º classificado do seu escalão, distância que foi encurtando mas não o suficiente para conseguir vencer. Diogo Rosa e Rui Pedro Costa a fazerem uma boa prova e a darem boas indicações de evolução, apesar de ainda a alguma distância dos lugares do pódio.
-
-----O CNTEJO tem neste momento em formação uma equipa de triatletas e nadadores em crescimento, muitos deles com idades entre os 30 e os 45 anos que gostaria de ver aumentada com mais e melhores valores. Tem vontade de experimentar? Junte-se a nós num treino de ciclismo, natação ou atletismo. Dirija-se à piscina de Vila Nova da Barquinha – Moita do Norte e combine com o nosso treinador.

6 comentários:

Anónimo disse...

parece-me que neste momento estão a deixar de dar atenção aos nadadores. A natação está a deixar de ser prioridade e até o treinador já não acompanha os seus atletas nadadores. Penso que vão perder com isso pq para a proxima epoca vai haver nadadores que vão para outros clubes. É pena que assim seja

Joao Mascarenhas disse...

Vejo-me na obrigação de comentar aqui este assunto que tenho a certeza não ser de ninguém do nosso grupo, que em caso de mau estar teria abordado o assunto na nossa "assembleia". Aqui todos têm voz e todos se respeitam.

Mas de igual modo me parece que isto vem de alguém mal intencionado, que devia deixar o clube crescer em paz pois estamos todos unidos e se for possível contra si nos defenderemos em conjunto, pois ninguém pensa sair. Somos um grupo que resolve as suas falhas e assume os prós e contras do caminho que escolheu. E já agora da próxima que se identifique.

De graça lhe passo este ditado: "Em vez de dizer mal do escuro ajuda a que se acenda uma luz". Mas para isto é necessário ter uma mente sã e vencedora sem inveja nem rancor.

A natação é e será sempre a primeira modalidade do CNTEJO. O triatlo surgiu numa tentativa de impulsionar a natação do clube e dado que tínhamos a intenção de que treinassem connosco uma série de atletas que já o faziam pessoalmente comigo e que residiam nas redondezas. Se bem se lembra no início da época o grupo pouco passava das 15 pessoas, sendo neste momento de cerca de 40. Quisemos crescer exactamente devido aos nadadores que este ano irão ingressar na universidade e de modo a dar uma base aos que irão ficar, pois não é de todo agradável treinar com apenas 2 ou 3colegas.

Herdei um clube, com determinadas condições e com elas tive de jogar. Tudo tenho feito para conseguir trazer alunos da escola de natação mas os erros do passado deixaram marcas caras e difíceis de sarar. Havendo já vontade da parte dos professores e directores da escola de natação, os alunos ainda têm uma ideia errada da competição. E quem assiste aos treinos sabe que eu tenho tentado tudo para a melhorar. Não imagino como era a prática antes de mim mas concerteza não deixou boa impressão, o que prejudica o clube ainda na actualidade.

O CNTEJO irá crescer para ter técnicos em todas as modalidades, sendo este ano uma fase transitória que muito me custou em termos de tempo e qualidade de trabalho. Todos aqui percebemos isso e aceitamos este ano como um ano de estruturação, que mesmo assim ainda necessita de outro tanto de criação de bases para ter uma equipa vencedora em 4-5 anos. Não é possível ter 2 cadetes e aspirar ao que quer que seja. Tivemos de mudar e estamos a seguir o nosso plano (que foi dado a conhecer a todos os elementos da nossa "família" no início do ano, pelo que todos percebem a fase de crescimento do clube).

Portanto, se tem algo contra a nossa família não se incomode em "fazer mexericos" que não nos vai abalar. Se quiser contribuir será com toda a certeza bem-vindo.

Estamos num caminho e como dizia Churchill: " se cada vez que os cães ladram pararmos para lhes atirar pedras, nunca mais atingimos o nosso destino". Nós vamos prosseguir com a mesma determinação e entreajuda de sempre.

O Treinador
João Mascarenhas

ps: talvez em vez de saídas veja é entradas que lhe irão concerteza voltar a causar-lhe algumas dores de cotovelo

Anónimo disse...

Não é só o treinador que faz parte de uma equipa. Nesta equipa todos trabalhamos, apoiamo-nos e tentamos crescer juntos. Um dos lemas da vida é saber partilhar, e como todos os que estão no clube são importantes, temos de aprender a fazer isso mesmo. Os mais velhos ajudam os mais novos...e até os mais novos dão grandes lições aos mais velhos, por vezes. Sabemos todos que o esforço, a dedicação e o apoio do João para com a nossa equipa é incondicional e quanto a isso, acho que ninguém (penso que posso falar por todos) tem nada a dizer!

Estamos a crescer como equipa e como pessoas...e uma coisa é certa: ISTO AINDA NÃO É NADA!!

E vai ver...daqui a uns aninhos...como este comentário era escusado!!

Ana Rita Ferreira

pedro quintela disse...

Como elemento mais velho deste extraordinário grupo que se está a formar, vejo-me na obrigação de comentar o post do nosso "anónimo", que não passa de um cobardolas que nem sequer tem coragem de se identificar. Se a sua intenção é destabilizar o grupo, poder ficar certo que a sua manobra apenas serviu para nos unir mais! A inveja é um sentimento muito feio e típico daqueles que são fracos e que não sabem lidar com a competência alheia. O Professor João Mascarenhas foi claramente a melhor coisa que aconteceu ao CNTejo e aos seus nadadores. Deve haver poucas pessoas no mundo, repito, no mundo, com este espírito de missão aliado aos vastos conhecimentos técnicos e pedagógicos! Por isso, vá mas é trabalhar! E deixe o trabalho dos outros em paz!
Assinado: Pedro Quintela (Triatleta e pai de nadador)

Anónimo disse...

Estive a ler tudo muito atentamente e para ser sincera fiquei um pouco chocada com este anonimo...este grupo é um grupo muito coeso, todos mto amigos, todos prontos para se entre-ajudarem. O treinador é uma pessoa espectacular que consegue motivá-los e ajudá-los tanto a nivel de natação com a nivel das expectativas que cada um tem para si mesmo. O João Mascarenhas tem feito deste clube, um clube mais completo, alem da natação, tem neste momento triatlo, e irao iniciar-se em BTT. Penso que o grupo cada vez será maior e o importante é que todos os atletas de todas as modalidades se dão mto bem.
Além disso temos uma capitã de equipa que na falta do treinador desempenha as suas funções com muita responsabilidade e profissionalismo.

Só espero que quem fala sem saber o que diz se cale. Todas as criticas construtivas serão bem vindas ao grupo...não estas, cujo nome do autor desconhecemos

Força para todos os atletas e para o treinador que é um Treinador muito profissonal e muito amigo de todos.

graziela nogueira (mãe de dois nadadores)

José Morgado disse...

por tudo isto, vou-me inscrever com o meu filho.

José Morgado
Golegã