quarta-feira, 7 de abril de 2010

Triatlo - Circuito Mundial X-Terra Portugal

-----Diogo Rosa vence escalão 18-19anos, João Ferreira 2º na Prova Aberta, CNTEJO – 5ª equipa

-----Neste fim-de-semana, Portugal recebeu, pela primeira vez uma etapa do circuito X-Terra, um circuito mundial de triatlo, em bicicletas de todo o terreno e com percursos de elevada dificuldade técnica, com um segmento de corrida também ele em vários pisos e do tipo aventura, com partes de areia, lama, escadas e outras dificuldades naturais dos locais de prova, com cerca de 250 participantes que se dispuseram a percorrer os 1500mts de natação, 35km de BTT e 12 km de corrida. O CNTEJO participou com 4 atletas na prova olímpica e um atleta na prova aberta.
-
-----Na prova aberta, João Ferreira conseguiu um excelente segundo lugar que revela a sua evolução como triatleta.

-----Pelas 14 horas, na partida para a prova principal, Diogo Rosa e João Nicolau seriam os primeiros a sair da água com este a surpreender com um excelente segmento. Já no btt Franky Batelier viria a ganhar uma vantagem de cerca de 5min para o português Bruno Pais, vantagem esta que iria manter até final com uma corrida de grande nível. Bruno Pais seria 2º e Nicolas LeBrun 3º. Destaque ainda para Lino Barruncho que fez uma prova sempre a recuperar lugares após o seu segmento mais fraco – a natação – conseguindo ainda ser 5º. Diogo Rosa viria a manter uma prova de bom nível, vencendo o seu escalão de 18-19anos o que lhe dará acesso à fase final do Campeonato do Mundo X-Terra, a disputar em Outubro no Hawaii. Octávio Vicente seria 2º da equipa fruto de um excelente segmento de btt e uma corrida também de bom nível. Rui Costa a realizar uma prova bastante consistente e a terminar com uma excelente corrida final, tendo João Nicolau terminado a sua prova com um bom registo de natação e corrida, após algumas dificuldades sentidas no btt.


-----Por equipas o CNTEJO foi 5º, tendo assim subido ao 4º lugar da Taça de Portugal PorTerra, quando faltam ainda disputar 5 etapas.

-----Na competição feminina, no primeiro segmento da prova, Maria Areosa (C.O. de Oeiras) e a francesa Marion Lorblanchet conseguiram mais de quatro minutos de vantagem para a grande favorita, a suíça Renata Bucher. Contudo, no segmento de BTT, Bucher demonstrou o porquê de ser a grande especialista europeia deste tipo de competições e assumiu a liderança para a não mais perder. Lorblanchet solidificou a sua segunda posição, enquanto Areosa era relegada para o quarto lugar pela austríaca Carina Wasle. Já em pleno segmento de corrida (10Km bem difíceis que contemplavam o areal da Praia da Figueira da Foz), a portuguesa voltaria a recuperar o terceiro lugar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Diogo e João Ferreira, pela forma como vêm evoluindo, verdadeiros elementos de equipa e que muito nos orgulham. Simples, humildes e nada exigentes é destes tipo de atletas que clube precisa, para formar uma equipa. Uma palavra de atenção para o apoio familiar, quer ao nível da educação, do icentivo e fundamentalmente, ao facto de esse apoio estar sempre presente.

Ricardo Correia disse...

Parabéns Diogo. Continua assim, e boa sorte para o Havai. :D