terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Duatlo das Lezírias

-----CNTEJO alcança 3 Pódios e 6º por equipas na Taça de Portugal Ana Alcaçarenho 1ª em Iniciados; Ana Alarico 2ª Junior; Nelson Silva 3º Senior

-----Foi na planície ribatejana que se iniciou a época de triatlo 2010, com a tradicional prova de Duatlo nas Lezírias – Vila Franca de Xira. Sábado a prova jovem para os nascidos entre 2004 e 1995 (6 a 15 anos) e Domingo a prova para os nascidos em 1994 e mais velhos. A modalidade de duatlo faz parte do calendário da Federação de Triatlo de Portugal e conta para as competições nacionais – Taça de Portugal e Taça de Portugal PorTerra – em bicicletas de todo o terreno. Esta recente competição será constituída por 8 etapas, disputadas por todo o país e ao longo do ano, sendo o Duatlo das Lezírias a etapa 1. Como de costume esta prova bate os records de participação e teve este ano a presença de cerca de 600 atletas.

- -----O CNTEJO aguardava com expectativa esta etapa de modo a verificar as indicações que os seus atletas vinham apresentando nas competições de atletismo e btt, mas também para analisar as contratações e reforços de outras equipas, definindo assim as suas possibilidades nas competições colectivas. Tendo a equipa alcançado o 8º lugar na época passada, era com interesse que gostaríamos de melhorar a nossa classificação em 2010, mas sabendo que a tarefa é à partida bem mais difícil, com novas equipas a contratar atletas de topo.

- -----Foi com grande satisfação que vimos confirmados o valor e a evolução dos nossos atletas, muitos deles com pouco mais de um ano de prática da modalidade, que conseguiram colectivamente um brilhante 6º lugar, á frente de equipas como o Louletano, o Fundão, Almada ou o Amiciclo de Grãndola, todas compostas por atletas bem mais velhos e experientes. Nelson Silva fez uma prova espectacular, andando sempre na frente da prova, até ao último segmento de corrida onde não conseguiu manter os primeiros, conseguindo porém um excelente 5º lugar geral e 3º sénior, a apenas 1min do vencedor João Silva. Uma vida profissional que lhe permita um pouco mais de treino e certamente teremos o nosso atleta-treinador ainda melhor. Grandes provas também de João Ferreira, Octávio Vicente, Diogo Rosa, Pedro Matos, Rui Costa e José Silvestre todos muito bem classificados. Participaram também Nuno Nogueira e Diogo Gomes (este último a ser obrigado a desistir vítima de um problema mecânico) atletas juniores em início de prática da modalidade que certamente irão melhorar a sua classificação nas próximas provas.

- -----Quanto à prova feminina tínhamos uma estreia de Ana Alarico, a subir dos escalões jovens para o escalão superior, numa adaptação para quase o triplo das distâncias de competição, o que nos valia algumas precauções de segurança, na gestão do ritmo e duração da prova. Porém a vice-campeã de Aquatlo 2009, demonstrou todo o seu valor, realizando uma prova de muita qualidade e conseguindo um brilhante 2º lugar nas juniores, mesmo apesar de uma queda que a deixou com bastantes escoriações. - -----Nos jovens a nossa pequena equipa de apenas 4 elementos conseguiu também excelentes resultados, tendo Ana Alcaçarenho alcançado a sua primeira vitória nas iniciadas, numa prova em que demonstrou poder lutar por um lugar no pódio do ranking final de triatlo, duatlo e aquatlo. Bernardo Quintela e Tiago Morgado (Iniciados) também a mostrarem estar bem mais perto dos lugares da frente e ficaram na 7ª e 9ª posição respectivamente, assim como Rafael Domingos (Juvenil) que fez uma excelente prova e alcançou a 8ª posição.

- -----De realçar para além dos resultados desportivos destes jovens, os resultados escolares, sendo Ana Alarico, Bernardo Quintela e Ana Alcaçarenho alunos do quadro de honra das suas escolas.

3 comentários:

CNTejo disse...

Um fim-semana, fantástico!

Parabéns a todos, estiveram muito bem, mas desculpem um particular, A Rosinha esteve simplesmente arrasadora.

Anónimo disse...

Peço desculpa intervir mas de algum modo é necessário.

Um jovem é arrasador quando demonstra dominar uma série de competências da modalidade, ou pelo menos quando demonstra estar num processo de aprendizagem que mostra grande evolução. E sim ela demonstrou. Ainda mais quando estamos perante uma jovem que é aluna do quadro de honra da sua escola e que sabe gerir de forma tão madura o seu tempo. Nestes aspectos julgo que poderemos usar essa expressão. E é a Rosinha a primeira a perceber isso com a sua humildade, que será uma das principais caracterísitcas a fazer dela uma vencedora. Um óptimo trabalho de valores familiares.

Espero que ela recorde os anos de desporto aos seus netos, com muita alegria, feliz do que fez na sua vida, tendo tido a profissão que quis e que relembre o CNTEJO como um conjunto de pessoas que a ajudou a ter essa vida feliz. Com ou sem Jogos Olimpicos pelo meio. É uma decisão dela.

Por favor nada de entrar em campeonites com uma jovem que ainda tem muitíssimo para evoluir e se amanhã perder não será por isso que irei aumentar as suas cargas de treino para que volte a ganhar no dia seguinte. A evolução tem de ser planeada a longo prazo em todos os aspectos - psiquico, fisico, com atenção ao desenvolvimento maturacional, etc. Estamos no nosso 2º ano de triatlo e temos de ter paciência.

Realço também que houve outros atletas com classificações mais modestas mas que merecem o mesmo reconhecimento pela sua evolução como o Joao Ferreira, o Diogo, Larica, Rafa, Bernardo, Octávio, Silvestre e todos os outros. (vejam as fotos de quem rebocou uns 50 tipos metade do btt). O próprio Rui Costa ou o Pedro Matos terão feito uma boa prova dada a sua vida profissional dos últimos tempos. Sem falar do Nelson. Muito para evoluir mas muito menos que há um ano atrás.

Vamos viver as vitórias em equipa. Ganhamos todos e perdemos todos. Vamos ajudar-nos sempre a ultrapassar as dificuldades. E por vezes saber ganhar é igualmente difícil. E é hora de aprendermos a fazê-lo pois espero muitas mais vitórias ao longo da época.

A intenção concerteza só tinha coisas boas mas era necessário desmistificar alguma opinião. O CNTEJO é uma equipa, não um conjunto de indivíduos. E uma equipa que ganha com humildade.

João Mascarenhas
Orgulhoso Treinador de todos estes atletas

Luis Santos disse...

O Nogueirinha também esteve muito bem, um menininho que já começa a ganhar o seu próprio espaço.. deixem-no crescer o nogueirinha...